Mar de Concha


Com teus ateus e sem adeus. o meu sol brincou no varal. trouxe promessas antigas. douradas feitos grãos de milho do avesso. pinicou nas mãos. mas não sangrou. Antes singrou mares.mas o branco das velas grudou nas caravelas e foi. E foi e voltou. E voltou e foi. nas ondas do mar bravio. e contou das idas e vindas a todos esta boa nova. E cantou no ouvido a canção maior. ventilou nas ideias fatos. amor. contou. dançou. rodopiou. roda-pião gigante bem pertinho das palmas da minha mão. roda incessante num grito meu. neste mal ateu. que somente anjos meus compartilham e divisam. grito esférico longínquo atravessando marinas. cortando ondas o batel. bate redondo. pontiaguados meninos. sarando feridas o Sol em águas brancas de brancas cortinas, roupas espraiadas no varal./ 

Assim,

 

Assim foi o Sol e Ceu, o Ceu e Mar. o antes previsto e indivisível adeus permutou. acabou a dor. o navio singrou. as roupas desceram do varal e vestiram a menina. um Rei sonhou!

Kátia Torres Negrisoli k.t.n. * in mar de Concha.

Inspirado no poema de Concha Rousia, poeta da Galiza.


Domingo ateu

Devo fazer trabalhos físicos. Lavei minha roupa à mão, botei minha camisa-de-noite e meus brancos lenções a arraiar, pra que dêem a cara, lembrando as palavras da minha mãe... deito eles sobre a relva do quintal e faço nascer a noite na casa da joaninha, depois estenderei-os entre as árvores para que enjuguem, e sou consciente de que irei desfazer a casa das aranhas... Tudo que faço tem efeitos colaterais, mas pelo menos não deitei lixivias no ventre da terra e não assassinei o futuro desses bichinhos e nem o meu... E agora contemplo como o sol faz bem o seu trabalho, ele, meu grande ateu, trabalhará todo domingo, o dia todo.

Concha Rousia
Quintal d'Amaia 21 do 10 do 2012

Comentários

Concha Rousia disse…
Kátia minha amiga, que lindo vc vincular nossos textos, ficou bacana, como adoro conexões poéticas, beijos desde além-mar.
Concha
Concha Rousia disse…
Kátia minha amiga, que lindo vc vincular nossos textos, ficou bacana, como adoro conexoes poéticas, beijos desde além-mar.
Concha

Postagens mais visitadas deste blog

Cantinela

Pode ficar!

Frutas