Prosa 2 - Ordem doméstica

2-
Sábado é o meu domingo, levanto-me mais tarde, almoço sem hora, tomo o café tranquila, olho as notícias nas redes sociais (porque agora nem precisa acessar sites de notícias), dou meus palpites e, depois, faço alguma coisa útil. No domingo, bem, às vezes, lavo roupas, faço até faxina e agora aposentada é que a ordem social doméstica virou um caos total. Muitos sábados-domingos no meio da semana, precisando rever. Como a saúde se instaura, sinto que quero trabalhar, render, prover, escrever, dentro dos limites que plantei posso, agora, colher com maior leveza e um certo descompromisso.
Fomos treinados para o trabalho, desde a tenra idade quando adentramos os portões da escola, com sirenes tocando, olhos nos ponteiros dos relógios, horários para tudo. Acredito que devido a isso, o meu celular toca em várias horas para me lembrar do que tenho que fazer, primeiro, porque a memória falha mesmo, segundo para não perder o ritmo da vida a que fomos treinados pelo behaviorismo moderno. O problema é que o meu relógio biológico nunca se adequou ao da natureza, sempre gostei de me levantar mais tarde e produzo melhor e com mais energia depois das dez manhã, inclusive à noite. Quando alguém, vem lhe trazer o pão à porta e se percebe que já passam das dez e se está, ainda, de pijama, dá uma certa agonia. Hora de pegar a minha enxada e ir a campo, esta que é o meu notebook e tirar e colocar vírgulas, garimpar palavras, ler e escrever. A propósito, você deixou de compartilhar algum texto do seu facebook por conter algum erro saltitante de gramática? Os capítulos se desenrolam e este livro de memórias não será usual, permeará entre o presente e o passado, não terá sequência cronológica, como a minha vida não quer mais seguir tais horários. Resta saber, onde colocarei a minha cobrança, pois o rigor sempre bateu forte e incomodou a consciência ou o que me colocaram como consciência legítima e que não passa das regras e convenções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cantinela

Frutas

Pode ficar!